Qual vinho combina com molho funghi

Gosto muito de fazer risoto ao funghi e sempre fico em dúvida qual vinho harmonizar.

Seu paladar forte, puxa o acompanhamento para as carnes vermelhas ou molhos para massas. Sendo assim, a melhor pedida é um vinho tinto. Aposte em um Syrah ou Sangiovese. Um pouco do vinho com água também é também uma boa opção para hidrata-los antes de cozinhar.

Uvas mais indicadas
Dificilmente o cogumelo vem sozinho na receita, mas algumas uvas são certeiras nesta harmonização:

Chardonnay
Servidos acompanhados de entradinhas ou de recheados de ovos, o ideal são chardonnays com a emirada, pois as notas de madeira combinam muito bem com o toque terroso e a textura semi-fibrosa dos cogumelos.

Pinot Noir
Uva leve e frutada com acidez bem equilibrada, é ideal para pratos com cogumelos mais adocicados, como Shimeji ou até mesmo o Yrataki, e também para pratos com baixo teor de gordura ou queijos mais doces da mesma forma, do tipo Gouda.

Syrah
A uva Syrah é ideal para pratos com sabor de queijo, mais pesados, e mais saborosos ovos como Porto Belo e Ostra, que têm notas amadeiradas bem marcantes e contrastadas deliciosamente com os vinhos da fruta.

Malbec
Os cogumelos secos, como Shitake e Funghi Sechi, são mais saborosos e concentrados. Neste caso, o Malbec é essencial, uva mais rica em taninos, normalmente com relação em barricas.

Massa ao Molho Funghi

O molho funghi, mais comumente feito com o fungo seco, tem um paladar marcante e intenso. Eles são nutritivos e dão charme a todo tipo de receita.

Mais conhecido como um molho “gourmet”, sua base é o molho branco com cogumelos secos, o famoso funghi secci. Combina super na preparação de lasanhas ou massas como o penne. Harmoniza com vinho branco Chardonnay preferencialmente barricado Larentis Gran Reserva Chardonnay DO ou um tinto Amitié Pinot Noir.