Qual o vinho para acompanhar peixe

Gostaria de saber a opinião de vocês para harmonizar vinho e peixe.

De forma geral, esse tipo de carne vai bem com os vinhos brancos mais leves e refrescantes, como os elaborados a partir da uva Sauvignon Blanc, aos mais encorpados e aromáticos, como um Chardonnay que passou por madeira.

Espumantes secos também são opções interessantes, inclusive com sushis e sashimis. Os portugueses, por exemplo, gostam de harmonizar pratos de bacalhau com tintos leves. Outro vinho um pouco menos comum que combina bem com esses pratos é o Gewurztraminer.

O vinho que combina com peixe de cada tipo

Peixes delicados

Peixes de sabor delicado como o robalo, o linguado, a tilápia e o haddock são muito bem acompanhados por vinhos brancos cítricos e frescos, como os feitos com as uvas Sauvignon Blanc, Verdejo, Pinot Grigio e Muscadet. Aqui a harmonização é feita por semelhança e peixe, acompanhamento e bebida devem ser delicados.

Peixes médios

Truta, bagre, garoupa, bacalhau, halibute e tamboril, que são peixes de porte médio, pedem vinhos perfumados e de corpo médio, como o Chardonnay e o Chenin Blanc.

O bacalhau também aceita harmonização com vinhos tintos leves, frescos e frutados.

Peixes carnudos

Peixes carnudos, como o atum e o salmão fazem ótima combinação com vinhos de uva Chardonnay, Riesling e Gewurztraminer.

No caso do salmão, é bem importante considerar para a escolha da bebida o preparo do peixe. Quando servido cru, por exemplo, a harmonização perfeita será com um espumante Brut.

Peixes saborosos

Peixes de sabor mais forte, como a anchova e a sardinha, pedem a companhia de um bom espumante, como o Pinot Grigio, o Lambrusco Rosé, o Riesling seco e o Grenache Blanc para terem todo o seu gosto apreciado.

Veja a seleção que separei;

  • Miolo Seleção Pinot Grigio
  • Vinho Verde Casal Garcia
  • Concha y Toro Reservado Sauvignon Blanc
  • Santa Helena Reservado Chardonnay
  • Casa Valduga Origem Chardonnay