Qual o melhor petisco para acompanhar um vinho

Alguém poderia me ajudar! Vou receber alguns amigos em casa e não sei como posso harmonizar petiscos com vinho. O que recomendam?

Aqui vai a minha sugestão para petisco e vinho.

Aperitivo de salada caprese - opte por vinhos igualmente delicados, como os rosés ou espumantes Brut.
Brie empanado - um vinho branco, como os elaborados com a uva Chardonnay, é uma ótima opção para harmonizar.
Bruschetta Siciliana - para essa versão Siciliana, tintos italianos produzidos com a uva Primitivo são a escolha certeira!
Canapé Brandade de bacalhau - invista em um vinho de características semelhantes, como o Vinho Verde branco.
Canapés de queijo coalho - aposte na harmonização com vinhos de sabores complementares, como um Porto Tawny ou um Late Harvest branco.
Cheddar e salaminho - vinhos Merlot são a sugestão para harmonização!
Dadinho de tapioca - o toque especial fica por conta da geleia de pimenta, que para ter seu sabor realçado pede harmonizações com Cabernet Sauvignon ou blends de Bordeaux!
Empanadinho de provolone - harmonize empanadinhos de provolone com tintos mais equilibrados, como o Malbec, ou também mais intensos, como o Chianti e outros conterrâneos italianos com a uva Negroamaro.
Falafel rosa - atente-se ao molho de tahine que o acompanha e opte por vinhos mais leves, como espumantes ou com uvas Sauvignon Blanc e Riesling.
Iscas de filé-mignon - como as iscas com molho de queijos, as escolhas devem ser por vinhos à altura, que dão conta dessa vivacidade. Portanto, varietais de Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Malbec.
Iscas de tilápia - faça uma harmonização com brancos Pinot Grigio.
Lula à dorê - com esse petisco frito igualmente fácil, lembre-se de escolher brancos com Viognier, Colombard e outras uvas.
Petisco de camarão - brancos varietais das uvas Sauvignon Blanc e Pinot Grigio se encaixam muito bem aqui!
Petisco de presunto parma - aposte em varietais de Sauvignon Blanc e também Vinhos Verdes brancos e rosés.
Entradinhas de suíno - saiba que receitas feitas com carne de porco geralmente precisam de vinhos que suportem seu teor de gordura. Os elaborados com Tempranillo e Garnacha são uma ótima opção!
Pipoca temperada - de forma geral, opções com Sauvignon Blanc e espumantes têm grandes chances de acerto!
Tábua de queijos - tábua de queijos oferece um mundo de sabores variados e capazes de harmonizar com rótulos de características distintas, como brancos, tintos, rosés e licorosos (Porto Tawny).
Tapas de salmão defumado - o peixe aparece em uma versão defumada que vai muito bem com vinhos brancos elaborados com a uva Chardonnay.