Qual a diferença entre vinho tinto e branco?

Para vocês, qual seria a diferença?

Muita gente pensa que o vinho branco é produzido com uvas verdes, e o tinto com uvas maduras, na verdade tem a ver com o tipo de uva e não com seu grau de maturação. O vinho branco é preparado com uvas claras e o tinto com uvas mais escuras.

O vinho tinto é tipicamente mais encorpado e tem mais taninos do que outros tipos de vinho tinto, o que pode lhe dar um sabor um pouco adstringente.

O vinho tinto considerado o tipo de vinho mais tradicional. Ele pode ser obtido por meio das uvas tintas e é produzido em diversos países do mundo, com diferentes climas, tipos de solo e grande variedade de uvas. A mais famosa é o Cabernet Sauvignon, considerado nada menos do que o tinto mais famoso do mundo. Merlot, Pinot Noir e Cabernet Franc são outras uvas populares para esta cor.

O Vinho branco é um vinho produzido sem as cascas da uva, principal responsável por dar a coloração ao vinho. As uvas são especialmente cultivadas para este vinho, e as vinícolas que o produzem costumam ter vinhedos específicos para separar e retirar as cascas e bagaços para a produção do vinho na cor branca.

Vinhos tintos são fáceis de beber, com aromas de frutas brilhantes e taninos baixos. Os vinhos tintos são muitas vezes lançados sem muito envelhecimento em tanque, barricas de carvalho ou garrafa, e devem ser consumidos cedo.

Ao contrário do que muita gente pensa, o vinho branco não é obtido apenas das uvas brancas.

Na verdade, a produção dos vinhos brancos pode utilizar uvas tintas sem problema, desde que se retire a casca da fruta para não afetar a sua pigmentação, aqui a principal diferença do processo de produção dos vinhos tintos.

O vinho branco é mais refrescante do que o tinto e deve ser servido entre 8°C e 12°C. Por conta disso, ele é recomendável para regiões tropicais, como o Brasil.