Quais vinhos harmonizam com queijos

Existe combinação mais perfeita para um dia frio do que uma tábua de queijos com taças de vinho?

Eu sigo uma regrinha que da certo, talvez a ajude. Veja:

• Camembert, Gouda e Brie com brancos e tintos leves
  • Queijo roquefort com vinho do Porto ou Espumantes
  • Queijo Gorgonzola com tintos encorpados
  • Queijo Ricota, de cabra ou Cottage com vinhos brancos leves
  • Queijo Emmental, Pecorino, Grana Padano e Gruyère com tintos encorpados

Para essa combinação de queijos Queijo Emmental, Pecorino, Grana Padano e Gruyère com tintos encorpados, eu iria com so seguintes rótulos:

• Chianti e Barolo, ou alguns franceses da região do Rhône ou de Bordeaux.

@GiovannaOliveira os queijos moles e semi-moles combinam com vinhos leves, frescos, frutados e com acidez um pouco mais elevada. Nesta categoria, podemos considerar os queijos brie, muçarela de búfala e o camembert.

Entre os queijos semi-duros e duros estão o o gruyère, o gouda e o provolone, que harmonizam melhor com vinhos mais incorpados e com menor acidez.

Os queijos maturados e meio maturados combinam com vinhos de médio corpo e levemente frutados.

@GiovannaOliveira no blog do pessoal do Tudo Sobre Vinho tem um guia interessante que fala exatamente sobre isso. Você já viu? Vale a pena conferir! Eu acredito que te ajude com essa dúvida.

O espumante tem acidez e frescor para a maioria dos queijos, com exceção dos azuis. Isso também serve para os Rosés. Considerado o coringa dos vinhos, o Rosé vai bem com a maioria dos laticínios. Os de cor clara com queijos mais leves e os mais escuros com laticínios estruturados.

Na linha dos Brancos há uma enorme variedade de estilos que combinam com queijo. Desde os com muita acidez até os naturalmente doces. Essa multiplicidade faz do vinho branco o melhor parceiro para o queijo.

O vinho tinto, por mais que seja presença garantida em uma noite de queijos e vinhos, nem sempre é a melhor opção. O vinho tinto pode criar uma cacofonia de sabores. Ou seja, um sabor se apoiar no outro, criando uma sobreposição e não uma harmonização.