Para risoto é melhor o vinho merlot ou cabernet

Sempre fico na dúvida!

Risoto é sinônimo de cremosidade e perfeição. Mas não podemos nos esquecer que essa clássica receita italiana pode variar em seus sabores e pesos, e portanto temos que estar attenti quando queremos buscar as melhores harmonizações com vinhos.

Escolhendo o vinho ideal

Risoto de camarão - Punta Negra Wines of Belhara Chardonnay ou Dinastía Manzanos Chardonnay Navarra
Risoto de bacalhau - Bouchard Père & Fils Chardonnay Réserve Bourgogne
Risoto de linguiça - Ropiteau Frères Nuits-St-Georges Rouge 2014, Alto De La Ballena Reserva Merlot ou Toro Loco Vendimia Seleccionada D.O.P. Utiel-Requena
Risoto de queijo - Forbes Lackey Cabernet Sauvignon Valle Central, Haut Medoc de Haut Bages Liberal, Santa Alicia Reserva Chardonnay Estate Bottled Valle del Maipo 2020

A proteína do prato nos indicará que vinho devemos abrir. Por exemplo, um risoto com frutos-do-mar, como ostras, camarões e/ou arraias, nos convém servir com um suculento vinho branco de corpo médio e com um frescor bem pronunciado como é o caso do Casillero del Diablo Devil’s Collection White.

Risoto de Legumes: Para esses risotos é bom pensar nas características do mix de legumes, onde os sabores são constantes. Para isso, indicamos um Chardonnay, onde podemos sentir leves taninos para encorpar a harmonização.

O risoto de salmão exige mais corpo em um vinho branco (a cremosidade da preparação é ampliada pelo peso do peixe). Por isso uma boa opção é o Casillero del Diablo Viognier.

Risoto de carne bovina ou cordeiro: Para as carnes temperadas, indicamos um vinho tinto encorpado e frutado com notas de madeiras, como os melhores da uva Pinot Noir. Ele dará riqueza na harmonia, atraindo o paladar para um terceiro sabor.

Alguma harmonizações

• Chardonnay: risoto de queijos ou de legumes
  • Sauvignon Blanc: risoto de limão, de salmão, de queijos azuis ou de frutos do mar
  • Pinot Noir: risoto de carne, linguiça, charque, cordeiro ou cogumelos
  • Merlot: risoto de bacalhau
  • Rosé: combina com a maioria dos risotos

Não existe regra. Eu Entendi que preciso primeiro escolher que tipo de risoto eu quero para ia sim definir o vinho que posso utilizar.

Valeu pelas dicas!